data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
A Caixa Econômica Federal terá 902 agências abertas no país neste sábado, das 8h às 14h, somente aos beneficiários nascidos de janeiro a outubro que recebem o auxílio emergencial pela Poupança Social Digital e optaram por realizar o saque em dinheiro. Em Santa Maria, a agência localizada no Calçadão da cidade estará aberta.
Mais de 32 milhões de pessoas foram inelegíveis para o auxílio emergencial
A abertura no sábado permitirá a antecipação do calendário do saque em espécie para os nascidos em setembro e outubro, que inicialmente estava prevista apenas para segunda-feira. A data para os nascidos em novembro e dezembro está mantida na terça-feira.
Para evitar aglomerações nas agências, a Caixa estabeleceu um calendário para os beneficiários que quiserem sacar em dinheiro o valor depositado nas poupanças digitais abertas para os trabalhadores:
- 27 de abril - nascidos em janeiro e fevereiro
- 28 de abril - nascidos em março e abril
- 29 de abril - nascidos em maio e junho
- 30 de abril - nascidos julho e agosto
- 2 de maio - nascidos em setembro e outubro
- 5 de maio - nascidos em novembro e dezembro
Não é possível antecipar o saque. Por exemplo, os nascidos em dezembro não podem sacar antes de terça-feira. Por outro lado, aquele que estiver apto ao saque, pode realizar a retirada do valor nos dias seguinte. Ou seja, um nascido em janeiro que não conseguiu ir a uma agência na segunda-feira, dia 27, pode ir em qualquer data posterior.
PROBLEMAS RELATADOS
Nos últimos dias, agências de Santa Maria e de todo o país registraram grandes filas e aglomerações de pessoas. Segundo a Caixa, isso acontece porque muitas pessoas que não têm direito ao saque ou pessoas com dúvidas procuram o atendimento presencial. Um levantamento da Caixa aponta que, por exemplo, apenas uma pessoa a cada cinco que buscaram presencialmente o banco na segunda-feira tinha direito ao saque na referida data.
União garante R$ 1,7 mi para Santa Maria no combate à pandemia
Outro problema relatado foi sobre o aplicativo CAIXA Tem, que registrou milhões de acessos nos últimos dias. Conforme a Caixa, mais da metade é de usuários que não têm direito ao Auxílio Emergencial. A Caixa recomenda que somente os brasileiros que receberam o auxílio emergencial pela Poupança Social Digital acessem o app. Os beneficiários do Bolsa Família, pessoas que já têm poupança no banco e correntistas de outros bancos não precisam baixar o aplicativo.
Não sendo possível a utilização do app, em caráter excepcional, os beneficiários serão atendidos nas agências através do calendário de acordo com a data de nascimento.
Desde o dia 9 de abril, quando teve início o pagamento do auxílio emergencial do governo federal, a quantidade de pessoas que tiveram o benefício é de 50 milhões, num total de R$ 35,5 bilhões.
COMO FAZER O SAQUE
Para realizar o saque, é preciso atualizar o aplicativo CAIXA Tem, fazer o login, selecionar a opção "saque sem cartão" e informar o valor a ser retirado. O app vai gerar um código autorizador para saque, com validade de duas horas, que deve ser utilizado nos caixas eletrônicos, nas unidades lotéricas ou nos correspondentes CAIXA Aqui. O aplicativo está disponível exclusivamente para clientes da Poupança Social Digital. Os beneficiários do Bolsa Família, pessoas que já têm poupança na CAIXA e correntistas de outros bancos não precisam baixar o app.
- Acesse o aplicativo Caixa Tem com o seu CPF e senha numérica de 6 dígitos
- Selecione a opção "Saque sem cartão", que será habilitada na data marcada para o resgate do dinheiro
- Informe o valor que deseja sacar
- Como não há cartão para esta conta digital, será gerado um código autorizador para o saque nos caixas eletrônicos e casas lotéricas. Anote o número
- O código terá validade de duas horas
- No caixa eletrônico ou na lotérica, digite o código autorizador
- Atenção! Será preciso informar o código autorizador emitido pelo aplicativo Caixa Tem para fazer o saque